TikTok é ‘bola da vez’ para marketing de pequenas empresas

O TikTok, rede social baseada em vídeos curtos, já tem mais de 80 milhões de usuários no Brasil, acumulados após um crescimento de 12% em cerca de cinco meses. Isso representa 69,5% do total de 115 milhões de usuários do Instagram, seu principal concorrente, mostrando um avanço que começa a favorecer pequenas empresas na plataforma.

A primeira explicação para isso é que a rede é um canal em rápida evolução, o que acaba por atrair mais usuários. “O crescimento de empresas no TikTok acontece em função do crescimento da audiência. É natural querer estar onde a audiência está”, diz Rafael Kiso, da plataforma de gestão de mídias sociais mLabs.

O segundo motivo é porque o TikTok parece disposto a atrair as pequenas e médias empresas. A exemplo do que já fazia com as grandes companhias via TikTok for Business, em outubro a rede anunciou o TikTok Ads Manager, para que as menores possam criar e gerir anúncios e campanhas.

Para a coordenadora de conteúdo e comunidade da Sallve Cosméticos, Taynnan Almeida, a ferramenta tem sido importante para sua estratégia de consolidar a comunidade da empresa na plataforma.

“O exemplo que mostra o crescimento da comunidade da Sallve no TikTok é o aumento de seguidores e visualizações. De dezembro de 2020 para o mesmo período em 2021, foi registrado um crescimento de 4.431% de seguidores e, em visualizações, o aumento foi de 201%”, diz a executiva.

De acordo com a líder de Soluções Globais de Negócios do TikTok na América Latina, Gabriela Camazzetto, a inovação “oferece ferramentas criativas que permitem às marcas trabalhar a autenticidade; orçamento flexível, já que a configuração garante que as empresas possam ajustar gastos com anúncios a qualquer momento; e segmentação, possibilitando que as marcas sejam descobertas por novos públicos”.

Custo-benefício
O que leva ao terceiro motivo pelo qual a rede tem sido aposta para pequenos negócios: a possibilidade de chegar a novos públicos e construir audiência do zero com pouco investimento. “O algoritmo foi planejado para entregar o conteúdo mesmo sem você ter seguidores. Entrega para quem tem interesse no que você está falando”, diz Kiso.

Foi isso o que contribuiu para a Insecta, marca de calçados, entrar na plataforma: o potencial de ampliar o público e levar informações de maneira dinâmica para um grupo mais jovem do que aquele que já conhece a Insecta em outros canais.

Na rede desde outubro e atuando, segundo a marca, ainda de forma tímida, a empresa conseguiu bater 1 milhão de visualizações em um dos vídeos. Para a Insecta, o diferencial da rede é que, se você consegue muito engajamento em um vídeo, ele se mantém relevante por muito tempo.

A agência Layer Up está no TikTok para testar a plataforma para a própria empresa e para clientes. Em termos de “ads” e audiência, a fundadora da agência, Samira Cardoso, avalia que é possível chegar ao público investindo menos inicialmente do que em outras redes.

Segundo Rafael Kiso, o custo por mil (valor para que mil pessoas vejam o anúncio) “chega a sair duas a três vezes mais barato (do que Instagram ou Facebook)”.

 

Agência Estado

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS