Heródoto Barbeiro: a caixinha de surpresas

Heródoto Barbeiro
Heródoto Barbeirohttps://herodoto.com.br/
Heródoto foi o primeiro transmídia da TV brasileira. Jornalista, também é historiador, advogado e professor universitário da Universidade de São Paulo. Possui mais de 50 livros publicados, alguns deles utilizados como referência básica no curso de jornalismo. Já foi âncora de grandes jornais televisivos e apresentou o Roda Viva, da TV Cultura,. Atualmente é apresentador do Jornal Nova Brasil.

O Brasil está de olho na Copa do Mundo. Até funcionários públicos ganham feriado nos dias de jogos da seleção. Os jornalistas esportivos se preparam para os jogos mais importantes com acompanhamento dos treinamentos e a avaliação dos adversários do Brasil no campeonato mundial. Há uma bolsa de apostas e a seleção nacional está bem cotada. É uma das favoritas para levar o caneco e dar ao povo uma alegria inédita. Políticos se mobilizam para receber a seleção, talvez todos em cima de um carro de bombeiros desfilando na capital do país, jogando beijinhos para a plateia, a caminho do palácio do governo para serem recebidos pelo presidente da República e todo o ministério. Uma festa de arromba. Ninguém cogita uma derrota nem nas fases de classificação, nem em uma grande final. Não é para menos: o time está afinado e abateu os adversários nos jogos de classificação para o campeonato mundial.

               Ninguém admite que o futebol é uma caixinha de surpresas, como diz o cronista esportivo. Isto quer dizer que nem sempre vence o time melhor. Mas quando se trata de torcer por uma seleção, some a razão e pontifica a emoção. O time não tem outra escolha, vencer ou vencer. Não há desculpa que o adversário joga na retranca e vez ou outra sai em perigosos contra-ataques. Tem que correr, pôr a bola em jogo, não fazer cera e aproveitar cada segundo da porfia, como dizia outro cronista. Os debates nos bares, transportes públicos, salas de aula são inevitáveis. Os mais radicais não admitem que o futebol tem mudado, técnicos estrangeiros treinam seleções de outros países, jogadores precisam ter treino de atletas. É verdade que uma boa parte dos torcedores admite que a seleção tem dribles e criatividade que nenhuma outra possui. Por isso não pode empatar. Perder, nem pensar.

               A derrota do selecionado causa uma emoção nacional de grande impacto na sociedade brasileira. Historiadores comparam o trauma da perda do campeonato ao suicídio do presidente Getúlio Vargas. Em 1950 o país só tinha um lado. As querelas políticas são abandonadas e todos juntos torcem pela seleção. Mas no caminho da conquista da Copa do Mundo tinha a seleção do Uruguai. Tinha a seleção do Uruguai no meio do caminho. A pátria em chuteiras lotava o maior estádio do mundo, o Maracanã, com 200 mil torcedores, muitas mulheres e o cronista Nelson Rodrigues. Os locutores das rádios de alcance nacional choram nos microfones, não sabem o que dizer. Passadas algumas horas, os boleiros fanáticos saem em busca de um bode expiatório, ou melhor, dois jogadores para culparem pela derrota de 2 a 1 contra a seleção azul celeste. Um lateral e o goleiro são escolhidos. O zagueiro  Bigode e o goleiro Barbosa são responsabilizados pela derrota da seleção. Até o uniforme do time é trocado, deixa de ser a camisa branca e passa a ser a amarela. Nasce a seleção canarinho
pentacampeã mundial. Mas tinha uma seleção alemã no caminho…

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS