Meteorologia alerta para tempestades na Região Sul e novos deslizamentos no Nordeste

Pode chover forte nas próximas horas em Recife e na Região Sul do país Foto: Reprodução

A MetSul Meteorologia alerta para temporais hoje na Região Sul do país que poderão causar danos em algumas áreas, principalmente no Rio Grande do Sul. As temepraturas entram em declínio. Em Porto Alegre, a máxima será de 24 graus.

Na Região Sudeste, chove em parte de Minas Gerais e do Espírito Santo. No Rio de Janeiro e São Paulo, o sol aparece com variação de nuvens. Na capital paulista, o ar seco ganha força e os termômetros avançam até os 27 graus.

O tempo fica firme e com muito sol em Campinas, Ribeirão Preto e Araçatuba, que terão máximas entre 30 e 31 graus.

Em petrópolis, que mais uma vez se recupera de um temporal, e no Rio de Janeiro o tempo fica firme, com máximas de 24 e 31 graus respectivamente.

As fortes chuvas registradas no Grande Recife nas últimas 48 horas deixaram duas mortes provocadas por deslizamentos de barreiras. Uma das vítimas foi o estudante Fillipe Dias Salvador, 16 anos, que voltava com um colega da escola, em Camaragibe, quando caiu no bueiro e foi arrastado para o canal.

As precipitações também deixaram inúmeros bairros ilhados, escolas e universidades precisaram suspender as atividades. No final da noite de ontem, a Agência Pernambucana de Águas e Clima, renovou um aviso meteorológico, indicando a continuidade de chuva e alertou que as condições do solo já saturado, em alguns bairros, podem provocar novos deslizamentos.

A recomendação é que moradores de áreas de risco fiquem atentos e possam acionar a Defesa Civil, que segue de plantão para atender às ocorrências. No dia de ontem, no Recife choveu 147 milímetros, isso representa o que era esperado para mais da metade do mês.

Em todo o litoral do Nordeste até o norte do país, as condições para chuvas são elevadas e com potencial de chuvas intensas em algumas localidades. Os volumes poderão superar os 40 mm e ocorrem na forma de temporais.

A grande quantidade de umidade na região e a permanência da Zona de Convergência Intertropical são os fatores que garantem as chuvas volumosas em toda a faixa norte e leste do nordeste.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS