‘Garota de Ipanema’ se torna a música brasileira mais gravada de todos os tempos

A música Garota de Ipanema, parceria de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, é a canção brasileira mais gravada de todos os tempos, de acordo com um levantamento do Ecad. A música assumiu a liderança do ranking, que era de Aquarela do Brasil, de autoria de Ary Barroso.

A mudança foi constatada pelo Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) a partir de um novo levantamento com informações atualizadas no banco de dados da associação no fechamento do ano de 2021. O último levantamento tinha sido realizado em outubro do ano passado, quando Aquarela do Brasil figurava em primeiro lugar e Garota de Ipanema em segundo.

A música, um dos grandes marcos da Bossa Nova, que já ganhou até versão em inglês cantada por Frank Sinatra ao lado de Jobim, foi gravada 423 vezes. A segunda colocada no ranking, Aquarela do Brasil, tem 416 gravações. Completam o top 5 de canções brasileiras mais gravadas Carinhoso, de Pixinguinha e Braguinha, com 414 gravações, Asa Branca, de Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga, com 361 gravações e Manhã de Carnaval, de Luiz Bonfá e Antônio Maria, gravações 293 vezes.

De acordo com o Ecad, as alternâncias nesse ranking ocorrem a partir do cadastro de novas gravações de músicas nas associações (Abramus, Amar, Assim, Sbacem, Sicam, Socinpro e UBC) que administram o Ecad. Compositores, artistas e demais titulares se filiam a uma delas e atualizam os seus cadastros com as novas composições e gravações. São esses dados que formam o banco de dados do Ecad, um dos maiores da América Latina.

 

Agência Estado

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS