Deputado Mamãe Falei pode ter mandato cassado por declarações ofensivas às ucranianas

Quinze deputados estaduais assinaram uma representação contra o parlamentar Arthur do Val, do Podemos, protocolada ontem na Assembleia Legislativa de São Paulo. O documento pede que a pena aplicada seja a perda do mandato parlamentar.

A representação, enviada ao Conselho de Ética, requer que o deputado conhecido como “Mamãe Falei” seja investigado por cometimento de ato de quebra de decoro parlamentar e responda a um processo disciplinar.

Arthur do Val esteve na Ucrânia para, segundo ele, ajudar os refugiados da guerra e também ajudar na fabricação de coqueteis molotov. De lá, mandou gravações de áudio a integrantes do MBL com declarações machistas e misóginas sobre as mulheres ucranianas.

Num dos áudios, Mamãe Falei diz que as mulheres ucranianas são fáceis porque são pobres. Ele também comparou a fila de refugiadas à fila de mulheres uma balada de São Paulo, numa alusão á beleza das ucranianas.

Alguém do grupo vazou o conteúdo das gravações e a partir daí o deputado Arthur do Val passou a ser alvo de críticas de vários setores da sociedade.

De um dia para outro, Mamãe Falei perdeu a namorada e teve que abrir mão da pré-candidatura ao governo de São Paulo pelo Podemos, que prometeu investigar a conduta do parlamentar.

O presidente Jair Bolsonaro, que ao longo de sua carreira política já deu várias declarações machistas e misógenas, disse que a gravação de Mamãe Falei é tão asquerosa que nem merece comentário.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS