Comércio contrata 436 mil trabalhadores em um trimestre, diz IBGE

O comércio foi o setor que liderou a criação de vagas no trimestre encerrado em janeiro, com 436 mil admissões em relação ao trimestre terminado em outubro de 2021, segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgados nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na passagem do trimestre terminado em outubro para o trimestre encerrado em janeiro houve geração de vagas nas atividades: outros serviços (310 mil ocupados), indústria (113 mil), alojamento e alimentação (206 mil), transporte (31 mil), serviços domésticos (112 mil), informação, comunicação e atividades financeiras (239 mil) e administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais (282 mil).

As únicas atividades com demissões foram a construção (-137 mil vagas) e agricultura, pecuária, produção florestal pesca e aquicultura (-121 mil).

Em relação ao patamar de um ano antes, houve ganhos em todas as atividades. A agricultura admitiu 342 mil trabalhadores, e a administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais contratou 229 mil trabalhadores a mais. A construção contratou 836 mil, o comércio absorveu 1,951 milhão. Alojamento e alimentação abriu 1,117 milhão de vagas, e serviços domésticos ganharam 925 mil trabalhadores.

A indústria contratou 1,035 milhão de funcionários, enquanto o setor de informação, comunicação e atividades financeiras absorveu 710 mil. Transporte ganhou 463 mil vagas, e outros serviços admitiram 606 mil pessoas.

 

Agência Estado

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS