Bombeiros civis ficam soterrados após gruta desmoronar

Ao menos doze bombeiros civis ficaram soterrados após um desmoronamento em uma Gruta Duas Bocas, localizada em uma área privada em Altinópolis, interior de São Paulo, na madrugada deste domingo, 31. De acordo com o Corpo de Bombeiros, três pessoas foram retiradas do local com fraturas e hipotermia e nove estão desaparecidas.

As informações iniciais apontavam um número menor de atingidos, mas foram atualizadas por volta das 12 horas. Além disso, a corporação mudou de 16 para 14 o número de pessoas que estavam no local e não foram atingidas.

Inicialmente, o local do acidente foi divulgado como A Gruta Itambé (a mais conhecida da região), mas o dado foi corrigo pela Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP). Ao todo, ao menos seis viaturas e 20 bombeiros atuam no local, além do SAMU e do policiamento.

De acordo com a Prefeitura de Altinópolis, dois resgatados tiveram alta do Hospital de Misericórdia, localizado no município. Imagens divulgadas pelo Corpo de Bombeiros, mostram que as equipes trabalham em um local com pouca iluminação e estreito, sem o uso de maquinário. Segundo a corporação, 26 pessoas faziam um treinamento dentro da gruta no momento do ocorrido.

A SSP divulgou ter enviado um grupo de especialistas em resgate ao local, acompanhado por técnicos da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil e um geólogo do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). A equipe decolou às 11h30 do aeroporto do Campo de Marte, em São Paulo. “Equipes do Grupo de Atendimento em Emergência e Desastre (GEAD) do Corpo de Bombeiros também estão a caminho do local para auxiliar nas buscas. Dois helicópteros Águia estão disponíveis para apoiar as ações das equipes, que contam com o reforço do policiamento territorial”, destacou.

Os bombeiros civis eram alunos da escola Real Life, de Ribeirão Preto. De acordo com o site da empresa, ela atua há nove anos no setor. O município de Altinópolis é um polo de ecoturismo na região, com grutas e cachoeira.

Agência Estado

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS