Para perder alguns quilos na balança é necessário manter uma dieta equilibrada em conjunto com a prática de atividade física. Alguns vezes, porém, o planejamento não acontece como desejado. Caso os números da balança não mudem, o problema pode estar na mastigação.

Isso porque a digestão tem início na boca, quando os alimentos entram em contato com saliva, língua e dentes. Por isso, esse processo exige uma atenção especial.


(Banco de imagens)

Orientação

Com o início do processo de mastigação, a saliva se comunica com fígado, pâncreas e intestino, informando sobre a necessidade de começar a produção das enzimas digestivas.

Além disso, a saliva acelera os movimentos do estômago e do esôfago, auxiliando na absorção dos nutrientes pelo organismo.

Se os alimentos não forem mastigados corretamente, o corpo não contará com a sensação de saciedade. Resultado: a pessoa acaba consumido mais comida do que o necessário.

É importante destacar que o cérebro precisa só recebe a informação de saciedade aproximadamente 20 minutos após o início da refeição. Isso demonstra também a importância evitar comer rápido e de mastigar bem os alimentos.

Comer rápido pode provocar azia e sono, além da má digestão. Por isso, e necessário evitar a pressão e combater a ansiedade durante as refeições. Lembre-se também da importância de manter um cardápio equilibrado, assim como consultar um médico regularmente para uma avaliação geral.

Agência Estado