Dores de cabeça frequentes nem sempre estão relacionadas com os problemas do dia a dia. Diversas complicações de saúde podem provocar o incômodo, que exige uma investigação. Em alguns casos, a solução está na cadeira do dentista.

Apesar de ser considerada comum, a disfunção temporomandibular é ainda pouco conhecida. Entre os especialistas, é chamada simplesmente como DTM. Por conta da falta de informação, muitos pacientes que sofrem com o problema costumam consultar diferentes médicos antes de identificar a verdadeira causa.

Foto: Banco de Imagens

Sintomas

Além das dores de cabeça, outros sintomas podem indicar a DTM. Entre eles estão as dores de ouvido e na região dos olhos. É possível também sentir incômodo ao abrir e fechar a boca e também ao mastigar.

Também podem ser sinais da DTM a fadiga nos músculos relacionados com a mastigação, assim como zumbido nos ouvidos.

Causas

Mas por que isso ocorre? Este problema de saúde atinge a articulação conhecida como temporomandibular. Situada logo abaixo da orelha, ela é responsável pelos movimentos da boca.

Diversos motivos podem causar a DTM. Na lista estão hábitos como roer as unhas e apoiar frequentemente a mandíbula com as mãos. O estresse também está entre os possíveis motivos. Por conta disso, é muito importante consultar um dentista para o diagnóstico correto.

Agência Estado