Após um longo dia de exposição ao sol é comum encontrar pessoas reclamando de dores de cabeça, náuseas, tontura e, às vezes, febre e queimaduras na pele. É a famosa insolação. Para evitar complicações para a saúde, alguns cuidados são necessários.

O ideal é evitar a exposição solar das 10h às 15h. Além disso, o uso do filtro solar é fundamental para proteger a pele. Outra dica importante é utilizar chapéu ou boné.

Hidratação

Nos fins de semana de sol e calor, muitos costumam também substituir a água pela cerveja ou a caipirinha. O problema é que a bebida alcoólica desidrata o corpo, prejudicando a saúde.

Além de moderação, o ideal é alternar o consumo de bebidas alcoólicas com água e sucos naturais. Lembre-se que os sintomas da desidratação são boca e olhos ressecados, muita sede e pouca vontade de ir ao banheiro.

Durante o passeio na praia ou na piscina é fundamental também ter cuidado com a alimentação para não estragar o passeio. Evite o consumo de alimentos muito gordurosos e frituras.

Atenção também com o ouvido. Ao passar tanto tempo dentro da água na praia ou na piscina acabamos expondo o ouvido a inflamações, infecções e otites. Por fim, caso algum sintoma de insolação apareça, procure um médico.

Agência Estado