Provocada por bactérias, a cárie exige alguns cuidados básicos para evitar determinadas complicações. Evitar o problema, porém, é fácil. A boa higienização da boca faz toda a diferença nesse processo.

Em linhas gerais, é imprescindível escovar periodicamente os dentes, removendo os resíduos provocados, por exemplo, por restos de alimentos. Esse procedimento precisa ser realizado sempre após a alimentação, assim como ao acordar e antes de dormir.

Foto: Banco de imagens

Assim como a escovação correta, a utilização do fio dental também se faz necessária. Além disso, um dentista deve ser consultado regularmente para uma avaliação de rotina. O mesmo deve acontecer assim que algum sinal aparecer.

Problema global, a cárie dentária muitas vezes não é levada a sério em um primeiro momento. Isso porque não apresenta consequência graves imediatas.

Entretanto, quando não tratada corretamente, pode gerar problemas como: halitose, gengivite, dor e perda dos dentes. A situação também compromete a mastigação, podendo causas problemas no estômago.

Agência Estado