Para perder alguns quilos na balança, muitos costumam reduzir as porções e a quantidade de refeições diárias, permanecendo muitas horas sem comer. Entretanto, esta não é a melhor maneira de emagrecer. Acredite, os lanches feitos entre as refeições são importantes nesta missão. Além de ajudar a controlar a fome, essa ação ajuda a eliminar as calorias indesejadas.

Basicamente, funciona assim: ao se alimentar com as quantidades corretas várias vezes ao dia, o corpo entende que sempre receberá comida e, consequentemente, não acumulará as gorduras indesejadas.

Já quem costuma fazer poucas refeições ao dia, o corpo entende que precisa guardar gordura. Por uma questão de sobrevivência, ele armazena as calorias, evitando gastar.


(Banco de imagens)

Orientação

Fazer várias refeições por dia, porém, não significa exagerar na dose. É preciso consumir as quantidades corretas para não prejudicar a saúde. Em linhas gerais, para perder peso é necessário gastar mais energia do que consome. Com isso, não adianta manter o corpo em pleno funcionamento durante todo o dia, alimentando-se a cada três horas, mas exagerando nas porções.

Ficou em dúvida sobre a quantidade certa de comida necessária para emagrecer com saúde? Uma dica prática é dividir o prato ao meio e completar metade com salada verde e legumes, deixando o outro lado para o arroz, feijão e uma carne. Para criar um cardápio saudável a dica é contar com a ajuda de um nutricionista.

Outro ponto importante é avaliar o que comer. É necessário evitar doces e alimentos muito gordurosos, assim como os produtos industrializados com grande quantidade de conservantes. Frutas, verduras e legumes devem fazer parte de um cardápio equilibrado, com proteínas e carboidratos suficientes. Além disso, beber água também faz parte do processo.

Agência Estado