A internet foi tomada nesta terça-feira por postagens de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, atribuindo ao chefe do Planalto os créditos por “evitar a 3ª guerra mundial”, após a Rússia anunciar retirada de suas tropas da fronteira com a Ucrânia. O presidente brasileiro está em viagem à Rússia para encontro com Vladmir Putin.

Instantes antes de Bolsonaro desembarcar em Moscou, o líder russo sinalizou para o Ocidente a chance de um acordo em torno da Ucrânia. O anúncio foi imediatamente usado pela base bolsonarista como uma interferência do próprio presidente Bolsonaro em favor da paz mundial. No Twitter, a hashtag #BolsonaroEvitouaGuerra alcançou mais de 80 mil tweets.

 

 

O ministro do Turismo, Gilson Machado, publicou no seu perfil no Twitter uma montagem de uma capa falsa da revista norte-americana Time com a imagem do presidente Bolsonaro e a frase: “Prêmio Nobel de 2022”. No post, o ministro afirma: “O maior líder conservador do planeta”. A montagem também está sendo amplamente republicada por grupos bolsonaristas nas redes sociais. 

 

 

A revista “Time” respondeu, confirmando que a capa é falsa. No arquivo de capas da “Time”, a imagem compartilhada pelo ministro nunca existiu. A capa da última edição da revista, com data de ontem, é sobre a pandemia de Covid.

 

 

 

Da Redação