Ucrânia está ‘quase sem munição’ e em risco de perder a guerra, dizem autoridades

A Russian tank T-72B3 fires as troops take part in drills at the Kadamovskiy firing range in the Rostov region in southern Russia, Wednesday, Jan. 12, 2022. Russia has rejected Western complaints about its troop buildup near Ukraine, saying it deploys them wherever it deems necessary on its own territory. (AP Photo)

À medida que a invasão russa da Ucrânia chega ao quarto mês, autoridades em Kiev expressaram temores de que uma “fadiga da guerra” possa prejudicar a disposição do Ocidente em ajudar o país militarmente.

Com a Rússia mudando sua estratégia de combate para a artilharia e os países ocidentais voltando suas atenções para a crise global de energia e alimentos, a Ucrânia tem esgotado rapidamente suas munições e perdido cerca de 100 soldados por dia, e teme que esteja caminhando para perder o conflito.

Até então, a Ucrânia havia acumulado surpreendentes ganhos militares na guerra, forçando a Rússia a recuar sua ofensiva no leste do país. Analistas atribuem o sucesso à resposta rápida do ocidente em enviar ajuda militar para Kiev, além de impor duras sanções à Rússia que custou o investimento em aparatos de guerra.

Mas agora Moscou parece estar mudando a estratégia para uma guerra de artilharia, que vai exigir equipamentos mais sofisticados para a Ucrânia responder, tornando-a totalmente dependente dos envios ocidentais.

Da Redação com Agência Estado

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS