Tropas russas tomaram usina nuclear de Chernobyl

A Russian tank T-72B3 fires as troops take part in drills at the Kadamovskiy firing range in the Rostov region in southern Russia, Wednesday, Jan. 12, 2022. Russia has rejected Western complaints about its troop buildup near Ukraine, saying it deploys them wherever it deems necessary on its own territory. (AP Photo)

Tropas russas vindas de Belarus entraram em uma área perto da antiga usina nuclear de Chernobyl, nesta quinta-feira, 24, e tomaram o local. A informação foi divulgada por um assessor do ministro do Interior da Ucrânia, enquanto os combates continuam em todo o país. Segundo o governo, não é possível garantir a segurança na usina.

O presidente ucraniano Vladimir Zelenski usou suas redes sociais para informar que as forças ucranianas estão lutando para impedir a tentativa de captura da antiga usina nuclear pelos militares russos.

Ucrânia x Rússia: veja notícias da invasão com repórter em Kiev (aberto para assinantes)

“As forças de ocupação russas estão tentando tomar Chernobyl. Nossos defensores estão sacrificando suas vidas para que a tragédia de 1986 não se repita. Esta é uma declaração de guerra contra toda a Europa”, disse.

O prefeito da capital Kiev disse que quatro estações de metrô serão usadas como abrigos antiaéreos, enquanto a liderança ucraniana local na região de Donetsk disse que as forças russas atingiram um hospital local, matando quatro pessoas.

Agência Estado

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS