Premiê israelense renuncia ao cargo e país terá sua 5ª eleição em menos de quatro anos

Israel terá sua quinta eleição geral em menos de 4 anos. Nesta segunda-feira, 20, o primeiro-ministro Naftali Bennett renunciou ao cargo e pediu a dissolução do Parlamento. A votação está prevista para outubro. O ministro das Relações Exteriores, Yair Lapid, vai assumir interinamente como novo premiê.

O atual líder da oposição, Benjamin Netanyahu, que ficou 12 anos no poder, prometeu que vai lutar pela maioria dos assentos e assim tentar voltar ao cargo. A coalizão liderada por Bennett – com oito partidos – perdeu a maioria no início deste ano e enfrentou a saída de diferentes parlamentares nas últimas semanas.

A nova eleição acontece em um momento grave para Israel, em meio à escalada do conflito com a Palestina e da tensão com o Irã, e dá outra chance a Netanyahu voltar ao poder. O ex-primeiro-ministro descreveu a dissolução como “grande notícia” para milhões de israelenses e disse que formaria “um amplo governo nacionalista liderado pelo Likud (o seu partido)” após as próximas eleições.

 

jornal O Estado de S.Paulo

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS