Athlético Paranaense é o 31º time comandado por Felipão Foto: Fabio Wosniak/atletico.com.br

Agência Estado

Na estreia do pentacampeão mundial Luiz Felipe Scolari, Felipão, o Athletico-PR não teve dificuldades para golear o Tocantinópolis-TO, por 4 a 0, na Arena da Baixada, em Curitiba, e confirmar classificação às oitavas de final da Copa do Brasil. América-MG e Bahia também se classificaram.

Felipão foi contratado como diretor-técnico e viu o time paranaense construir vitória com tranquilidade ainda no primeiro tempo com gols de Hugo Moura, Khelleven e Pablo. Na segunda etapa, o contestado Pablo voltou a marcar e deu números finais ao confronto.

O ex-treinador da seleção brasileira estava sem clube desde o ano passado, quando deixou o Grêmio durante o Campeonato Brasileiro. No Athletico-PR ele reencontrou o diretor Alexandre Mattos, com quem trabalhou no Palmeiras.

Mais cedo, o América-MG voltou a vencer o CSA, por 2 a 0, na Arena Independência, em Belo Horizonte. Os mineiros já havia vencido o confronto de ida por 3 a 0, em Alagoas, apenas confirmando a superioridade para seguir na competição.

Quem sofreu, mas também avançou foi o Bahia, que empatou com o modesto Azuriz-PR no tempo normal, por 1 a 1, mas venceu por 4 a 3 nos pênaltis, no estádio Os Pioneiros, em Pato Branco, no sudoeste do Paraná.

Athletico-PR, América-MG e Bahia garantiram premiação de R$ 3 milhões por avançar às oitavas de final. Os adversários da próxima fase serão conhecidos em sorteio, ainda sem data definida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Seis clubes avançam hoje

Os jogos de volta da terceira fase da Copa do Brasil começam nesta quarta-feira repletos de duelos em aberto, com placares com um apenas um gol de diferença.

Quem avançar para as oitavas de final ganhará como recompensa, um prêmio de R$ 3 milhões. O Ceará é o clube com maior vantagem para esta rodada, pois pode até perder o jogo por um gol de diferença para o Tombense, que mesmo assim avançará à próxima fase.

Palmeiras, Flamengo e Fluminense, podem até empatar seus jogos que se classificam. Já o Corinthians, necessita de uma vitória simples na Arena Neo Quimica, após empatar no jogo de ida por 1 a 1 contra a Portuguesa-RJ. Mesma situação de Atlético-GO e Cuiabá que empataram por 1 a 1, em Goiânia.

O Ceará defende a vantagem de dois gols de diferença, conquistado em Muriaé-MG, o alvinegro venceu o primeiro jogo, contra o Tombense por 2 a 0, em Minas Gerais, e decide a vaga em casa, na Arena Castelão. O time de Dorival Júnior, invicto na Sul-Americana, não contará com o zagueiro Messias, que foi expulso no primeiro jogo.

O Juazeirense quer surpreender o Palmeiras, o time do técnico Barbosinha, que busca ser a zebra na competição, jogando em Londrina-PR, no Estádio do Café, já que o clube baiano vendeu o mando de campo, visando a renda da partida. Abel Ferreira terá problemas para escalar o time alviverde, que joga por um empate, já que venceu o jogo de ida, por 2 a 1, em São Paulo.

O Palmeiras não contará com o atacante Wesley, que testou positivo para a Covid-19, além do lateral Piquerez e do atacante Gabriel Veron que se recuperam de lesão. Para completar a lista de relacionados, o técnico português relacionou atletas da base como Jhon Jhon, Naves, Garcia, Fabinho e Gabriel Silva, que viajaram junto com o elenco.

Na mesma situação do Palmeiras, o Flamengo vai a campo, podendo empatar seu jogo, o clube carioca ganhou o jogo de ida por 2 a 1. Em momento conturbado nos bastidores e após perder o clássico contra o Botafogo, o Flamengo busca a vitória para acalmar os ânimos na Gávea.

Jogando diante da sua torcida, no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, o técnico Paulo Souza terá uma série de desfalques de última hora, para a partida. Filipe Luís e o goleiro Diego Alves, se lesionaram no último treinamento, além de Santos, Fabrício Bruno, Gustavo Henrique, Vitinho, Matheus França e Pedro.

Talvez o jogo mais complicado, dentre os clubes que detêm a vantagem, o Fluminense encara o Vila Nova, fora de casa, podendo até empatar seu jogo. Em jogo bastante movimentado na ida, o tricolor venceu por 3 a 2 os goianos, com gol de pênalti nos minutos finais. O jogo de volta será no Serra Dourada, em Goiânia.

Os goianos estão confiantes para a partida, vindo de vitória na série B. Já o Fluminense, com o técnico Fernando Diniz que estreia na competição, busca manter o mesmo desempenho do empate contra o Palmeiras, no final de semana, pelo Brasileiro.

O Corinthians terá a missão de vencer a Portuguesa-RJ, para avançar às oitavas, o primeiro jogo terminou empatado por 1 a 1, com os paulistas saindo atrás do placar. O técnico Vítor Pereira costuma rodar o elenco, enquanto a Portuguesa-RJ sonha em classificação histórica.

Já que só a vitória interessa, o Corinthians deve ir a campo com o time considerado titular, já que no jogo de ida, o treinador português optou por um time alternativo. Os cariocas, não acumulam bons resultados na Série D, e a classificação para a próxima fase dependendo de uma vitória simples é o desafio do novo treinador Felipe Surian, recém chegado na Ilha do Governador.

Outro jogo em aberto, após o duelo de ida ter terminado empatado por 1 a 1, em Goiânia. Os times do Centro-Oeste vem de maus resultados no Brasileiro, os goianos perderam o clássico para o Goiás, e o Cuiabá sofreu uma goleada para o Santos por 4 a 1. O jogo de volta acontece na Arena Pantanal, em Cuiabá.

Para a partida, os técnicos têm trabalhado o fator psicológico das equipes, já que em caso de novo empate, a partida será decidida nos pênaltis. Lembrando que as duas já se enfrentaram pelo Campeonato Brasileiro, na ocasião a partida também terminou empatada por 1 a 1.