Inflação impactou 95% dos brasileiros nos últimos 6 meses, aponta pesquisa

Uma pesquisa feita pelo Instituto FSB para a Confederação Nacional da Indústria aponta as percepções e expectativas dos brasileiros sobre inflação, custo de vida, renda e gastos com 17 produtos ou serviços. Foram entrevistadas 2.015 pessoas entre os dias 1 e 5 de abril.

O levantamento mostra, por exemplo, que 95% dos brasileiros sentiram os impactos da inflação nos últimos seis meses, o que levou a maioria da população a reduzir seus gastos. Para se ter uma ideia, 49% das pessoas reduziram ou deixaram de fazer refeições fora de casa e 43% reduziram ou deixaram de comprar eletrodomésticos e eletroeletrônicos.

A percepção do aumento de preços, bens e serviços foi generalizada, sem grandes diferenças entre os perfis etários, demográficos ou de escolaridade. A pesquisa revela que 76% dos brasileiros afirmaram que sua situação financeira foi prejudicada pela inflação. As mais afetadas são as pessoas sem escolaridade, com renda de até um salário-mínimo, e os moradores do Nordeste.

Além disso, 66% dos ouvidos acreditam que a inflação vai aumentar nos próximos seis meses. Na pesquisa anterior, de novembro de 2021, esse percentual era de 54%. Nesse item, há uma grande diferença entre regiões e renda: 71% de quem tem renda entre um e dois salários-mínimos acreditam que os preços vão aumentar. Esse percentual é de 55% na população com renda acima de cinco salários-mínimos. No Sudeste, essa percepção alcança 67% dos moradores. No Sul, são 59%.

 

Da Redação

 

 

 

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS