Informes do IR devem ser entregues até hoje Foto: Divulgação

As empresas e as instituições financeiras têm até esta segunda-feira (28) para enviar aos contribuintes os informes de rendimentos referentes ao ano de 2021.

O prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda 2022 começa na próxima segunda-feira (7) e vai até 29 de abril.Os dados podem ser entregues impressos ou disponibilizados eletronicamente.

Além dos empregadores, os bancos e demais instituições financeiras são obrigados a fornecer os informes de rendimentos aos seus clientes, com dados sobre aplicações financeiras e saldo em conta.

Operadoras de planos de saúde e instituições de ensino também devem fornecer as notas de valores recebidos de contribuintes, nesse caso, para fins de dedução do imposto de renda.

A expectativa da Receita é que 34,1 milhões de declarações sejam enviadas até o fim do prazo.

Entre as novidades deste ano, estão o acesso ampliado à declaração pré-preenchida por meio de todas as plataformas disponíveis e o recebimento da restituição e o pagamento de Darf via Pix.

Correção da tabela
O número de contribuintes isentos do Imposto de Renda quase triplicaria e mais de 15 milhões de brasileiros iriam escapar do Leão se a tabela da base de cálculo fosse corrigida integralmente pela inflação acumulada nos últimos anos, de acordo com cálculos de auditores da Receita Federal.

Sem correção desde 2015, tabela do Imposto acumula defasagem de 134%. Apenas no governo Bolsonaro, a defasagem está em 24%.