José Mauro Ferreira Coelho será escolhido hojeo  novo presidente da Petrobras Foto: Agência Brasil

A Petrobras aprovou ontem à noite, em assembleia geral dos acionistas, o nome de José Mauro Ferreira Coelho para o Conselho da Administração da empresa.

A decisão abre caminho para que ele assuma a presidência da companhia, em nova reunião que será realizada hoje. José Mauro Coelho tem doutorado em planejamento energético e já ocupou cargos no governo ligados ao setor.

O governo federal anunciou no fim de março que substituiria o general da reserva Joaquim Silva e Luna do comando da Petrobras em meio às insatisfações do presidente Jair Bolsonaro com a política de preços da empresa.

Esse também foi o motivo da queda do presidente anterior da companhia, Roberto Castello Branco. Segundo reportagem publicada hoje pelo jornal O Estado de São Paulo, Bolsonaro chegou a mandar mensagens para Luna e Castello Branco para que não houvesse reajustes nos preços dos combustíveis.

Inicialmente, o governo tinha indicado o economista Adriano Pires para a presidência da Petrobras e o empresário Rodolfo Landim para o comando do conselho, que não puderam assumir os cargos por conflitos de interesse.

O número de indicados pelo governo que participam do Conselho da Petrobras caiu de sete para seis.O colegiado possui 11 integrantes, o governo indicou oito nomes, mas apenas seis foram aprovados. Todos são eleitos para um mandato de dois anos