A Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou, nas redes sociais, um vídeo às vésperas da COP-26, para conscientizar as pessoas sobre os perigos das mudanças climáticas. Na animação, um tiranossauro faz um alerta: caso o comportamento da humanidade não mude, os humanos podem se colocar em extinção.

A entidade “convocou” o dinossauro, que alertou sobre os perigos do uso dos combustíveis fósseis que estão entre os principais responsáveis pelo aquecimento global. O tiranossauro foi produzido por computação gráfica e entra no famoso salão da assembleia geral da ONU em Nova York para dizer aos diplomatas que a “extinção é uma coisa ruim”. O tiranossauro completa dizendo: “Salvem sua espécie antes que seja tarde demais. É hora de vocês humanos pararem de criar desculpas e começarem a criar mudanças”.

Efeito estufa – Na contramão do mundo, o Brasil teve em 2020 um aumento de 9,5% nas emissões de gases do efeito estufa em relação ao ano anterior. Já a tendência mundial no ano passado foi de queda de quase 7%. Para especialistas, a principal causa é a alta no desmatamento da Amazônia e do Cerrado.

Os dados são do Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa, do Observatório do Clima, que reúne 70 organizações ligadas à área ambiental, institutos de pesquisa e movimentos sociais.

Começa neste domingo, 31, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP-26, em Glasgow, na Escócia.