Brasileiros nos EUA podem chegar a 2 milhões ainda em 2022

De acordo com o Itamaraty, existem atualmente 1,9 milhão de brasileiros, entre legais e ilegais, morando nos Estados Unidos. Trata-se de 19% a mais do que o número registrado em 2016 (1,5 milhão). E se depender do departamento americano de Imigração (USCIS), esta população vai ficar ainda maior até o final de 2022, que deve contabilizar mais de 2 milhões de imigrantes brasileiros nos EUA.

O principal motivo que explica o interesse dos Estados Unidos em conceder o direito a residência para profissionais estrangeiros é a falta de mão-de-obra especializada que existe no país para diversas profissões essenciais como médicos, dentistas, enfermeiros, fisioterapeutas, engenheiros, profissionais de TI, pilotos de avião, etc. Na maioria destas áreas, muitos brasileiros se destacam pela capacidade técnica e formação acadêmica, o que acaba os tornando excelentes candidatos ao green card.

“Hoje em dia grande parte da população do Brasil sabe que existem diversos tipos de vistos e categorias de imigração que permitem a concessão de um green card para morar nos EUA, e por isso, especialmente nos últimos 6 anos, temos acompanhado um êxodo sem precedentes de profissionais e empresários brasileiros que decidiram buscar melhores oportunidades no mercado americano de trabalho”– Observou o advogado de imigração Marcelo Gondim.

Existem vário fatores que apontam para o aumento da população brasileira nos EUA ao longo dos próximos meses. Em primeiro lugar, o Departamento de Imigração disponibilizou mais de 300 mil novos green cards através da categoria EB (Employment-Based), voltada para profissionais qualificados por suas carreiras, oportunidades de emprego ou investimento na América. Além disso, todos os serviços imigratórios que haviam sido interrompidos durante o auge da pandemia foram retomados recentemente, o que irá beneficiar diretamente milhares de brasileiros que já aguardam há mais de 2 anos por suas entrevistas de visto e de green card para adquirirem o status de residentes legais.

“O governo americano vem dando sinais claros de incentivo a chegada de profissionais estrangeiros que buscam residir e trabalhar legalmente nos EUA. O mercado de trabalho está novamente superaquecido, com uma média mensal de 11 milhões de empregos disponíveis, e existem excelentes oportunidades em quase todos os segmentos. Sem dúvida este é um excelente momento para quem deseja começar uma nova vida na América” – frisou Marcelo Gondim, que também é proprietário da Gondim Law Corp., escritório californiano de advocacia imigratória, que nos últimos 6 anos já auxiliou centenas de brasileiros em seus processos de green card.

Caso a comunidade brasileira nos EUA realmente chegue a 2 milhões de pessoas até o fim do ano, o Brasil tomará da Coréia do Sul o posto de décimo país que mais envia imigrantes ao país. Os povos com maior representação estrangeira na América continuam sendo mexicanos, chineses e indianos.

 

 

Anderson Souza, Redação NBFM no Recife

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS