O Oscar 2022 anunciou nesta segunda-feira, 14, que o público poderá votar em seu filme preferido ou nas cenas marcantes dos indicados, pelo Twitter. Não se trata de uma nova categoria da maior premiação do cinema – esta é apenas uma estratégia de engajar o público nas redes sociais. O filme escolhido pelo voto popular será revelado durante a cerimônia de premiação do Oscar, no dia 27 de março.

A votação ocorre pelo Twitter até o dia 3 de março e é preciso indicar, no post, a hashtag #OscarsFanFavorite, além da dos patrocinadores, como em outras ações promocionais. É possível, também, votar nas cenas mais marcantes – usando #OscarsCheerMoment. A lista dos filmes pode ser conferida no site.

Esta nova iniciativa do Oscar, de incluir mais os cinéfilos, não envolve os brasileiros nem pessoas de fora dos Estados Unidos, distrito de Columbia, Porto Rico e Ilhas Virgens. Para participar, a pessoa deve ser maior de 18 anos e residente legal desses locais.

Haverá um sorteio entre os participantes e os três vencedores vão ganhar uma viagem para Los Angeles, para acompanhar a cerimônia do Oscar em 2025, no caso dos que votarem no filme favorito. Para a segunda promoção, serão 5 vencedores e o prêmio inclui um ano de cinema grátis, assinatura de um serviço e de streaming e um livro.

Em 2018, o Oscar considerou ter uma categoria de voto popular, mas desistiu.

 

Agência Estado