Existem diversas causas que podem provocar a obstrução nasal, problema que incomoda e obriga a pessoa a respirar pela boca. Aparentemente inofensiva, essa situação pode causar complicações para a garganta.

 

Amigdalite, faringite e alergias respiratórias são algumas das doenças que podem se agravar. Por conta disso, é preciso cuidado para a correta prevenção.

 

Orientações

 

O primeiro passo é entender a necessidade de contar com a orientação de um médico antes de qualquer ação. Algumas soluções caseiras, como determinados gargarejos, podem até mesmo prejudicar a situação. Dessa forma, a informação correta faz toda a diferença para proteger a garganta.

 

Ao menor sinal de inchaço, vermelhidão, placas esbranquiçadas ou dor na garganta é preciso procurar um especialista. Isso porque as dores de garganta também podem ser perigosas.

 

É importante lembrar que a utilização indevida de remédios não consegue eliminar as bactérias. Apenas contribui para que elas se tornem mais resistentes.

 

 

Problema que atinge com mais facilidade das crianças, a amigdalite viral, por exemplo, possui um ciclo próprio. Por isso, necessita apenas de medicação leve. Por sua vez, a amigdalite bacteriana é bem mais grave. Em alguns casos, pode causar complicações severas, como surdez e problemas no coração e rins. Dessa forma, o tratamento exige outros cuidados.

 

Com o auxílio de determinados exames, somente um médico conseguirá identificar corretamente o problema e, com isso, indicar o tratamento correto.

 

Agência Estado