Há um certo consenso no mundo esportivo fora da Argentina de que Pelé foi o melhor jogador de todos os tempos, mas Maradona é sem dúvida mais cultuado em seu país do que o brasileiro por aqui. Grande aposta da Amazon na reta final de 2021, a série biográfica Maradona: Conquista de um Sonho, disponível na plataforma, é um novelão que conta de forma linear a trajetória do jogador.

A história começa do começo, no bairro pobre onde ele nasceu, evolui para os principais gramados portenhos, chega à Copa do Mundo que o consagrou e passa pela decadência. Em alguns dos melhores momentos, a produção reproduz jogadas históricas, como o gol de mão contra a Inglaterra em 1986, e nos piores vitimiza o atleta, como se ele fosse vítima do sistema.

This image released by Amazon Prime Video shows Nazareno Casero as Diego Armando Maradona in a scene from “Maradona: Sueño Bendito,” premiering on Friday. (Amazon Prime Video via AP)

Além da série da Amazon, o astro argentino, que foi amigo de Fidel Castro, protagoniza, ele mesmo, a série documental Maradona no México, da Netflix. Nesse caso, a produção aborda uma passagem pouco conhecida da vida do ex-jogador, quando ele dirigiu o Dorados, time da segunda divisão mexicana. Com sete episódios, a produção segue a trajetória errática e conturbada de Maradona no clube que fica em Sinaloa, região conhecida por ser um hub mundial do narcotráfico e berço do capo da cocaína El Chapo Guzman.