A Prefeitura do Rio planeja uma festa com duração de 24 horas para reabertura de parte da fachada e do jardim central do Museu Nacional. O evento, na Quinta da Boa Vista, está previsto para acontecer, na semana do bicentenário da Independência do Brasil, em setembro. Os espaços estão fechados desde o incêndio que destruiu parte do museu, em setembro de 2018.

 

(foto: Agência Brasil)

As licitações para as obras tiveram início no ano passado, para que parte do bloco 1 ficasse pronta justamente na data do bicentenário. Além disso, também já está na fase final de construção o centro de ensino e pesquisa, que vai ficar em um espaço anexo ao museu. O local irá abrigar as salas de aula e laboratórios.

 

O incêndio em 2018 destruiu grande parte do acervo histórico e científico construído ao longo de duzentos anos, e que abrangia cerca de 20 milhões de itens catalogados. Além do rico acervo, o edifício histórico que abrigava o Museu, antiga residência oficial dos Imperadores do Brasil, foi extremamente danificado com rachaduras, desabamento da cobertura, além da queda de lajes internas.

 

Camila Grecco, Redação NBFM Rio