Um mapa destacando pratos característicos de cada estado do nosso país viralizou no Twitter essa semana. Segundo o mapa, em São Paulo, o prato típico é a coxinha. No Rio de Janeiro, é a feijoada. Já na Bahia, o prato destacado é o Acarajé; e pertinho da Bahia, em Sergipe, temos o Caranguejo.  Em Alagoas, o prato principal é Sururu ao Coco; e no Ceará, é o Baião de Dois.

 

(foto: Twitter / Reprodução)

Do lado de Alagoas, em Pernambuco, é o Bolo de Rolo; já em Brasília o prato típico é Arroz com Pequi; e no Distrito Federal, é o Chico Angu. Alguns internautas ficaram confusos com certos nomes que nunca tinham ouvido falar e comentaram sobre isso na rede social.  E você, já comeu algum desses pratos típicos?

Chico Angu – No Distrito Federal, a história diz que Juscelino Kubitschek trouxe a receita para o Planalto quando construiu Brasília. “Chico Angu é uma síntese da cozinha mineira. Galinha caipira servida com angu e quiabo salteado, tipicamente mineiro, e que, muito possivelmente, agradava o idealizador da cidade”, dizem alguns especialistas.

Furrundu ou Furrundum – é um doce típico da culinária da baixada cuiabana e também da região do pantanal mato-grossense. Também é facilmente encontrado na culinária do Vale do Paraíba. É feito de cidra ralada ou de mamão verde ralado com rapadura derretida ou açúcar mascavo.

 

Da Redação