Prefeitura de SP vai priorizar crianças com comorbidades no início da vacinação

Por: Novabrasil
14 de janeiro de 2022

A Prefeitura de São Paulo decidiu mudar a orientação e agora vai priorizar a vacinação contra covid-19 de crianças de 5 a 11 anos com comorbidades ou deficiência física.Os pais terão de apresentar atestado médico, receita ou exames que comprovem a condição.

A vacinação também estará disponível para crianças indígena da mesma faixa etária. A Secretaria Municipal de Saúde deve receber hoje 60 mil doses do imunizante da Pfizer. A estimativa é que a cidade tenha 168 mil crianças na faixa de 11 anos. A vacinação na capital começa na segunda-feira.

As escolas de São Paulo devem, por lei, informar o conselho tutelar caso os pais não apresentem o comprovante de vacinação dos filhos. A criança, no entanto, não deixa de frequentar a escola em caso de não estar vacinada.

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, a vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias, como é o caso da covid, é obrigatória. Tanto o Ministério da Saúde quanto a Anvisa recomendam a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19.

O acesso ao site Vacina Já para o pré-cadastro para vacinação contra a covid do público infantil registrou aumento de 11 vezes na quarta-feira, quando o cadastramento foi liberado. A página recebeu 303 mil acessos apenas no primeiro dia em que o pré-cadastro foi disponibilizado, número que supera a média de procura no último mês em mais de 1.000%, segundo o governo do Estado.

O pré-cadastro é opcional e não é um agendamento. Mas ele agiliza o atendimento nos locais de imunização, evitando filas e aglomerações.Para cadastrar os filhos, os pais ou responsáveis devem acessar www.vacinaja.sp.gov.br, clicar no botão “Crianças até 11 anos” e preencher o formulário online.

A expectativa do governo é vacinar as QUATRO MILHÕES E TREZENTAS MIL crianças com idades entre 5 e 11 anos no período de três semanas. A capacidade da vacinação infantil em todo o estado de São Paulo é de cerca de DUZENTAS E 50 MIL crianças por dia.

SAÚDE
 
OUÇA AO VIVO | NOVABRASIL

Nova Manhã

Seu dia mais leve. Você bem informado

DESTAQUES | PODCASTS

DESTAQUES | VIDEO